segunda-feira, 18 de maio de 2009

O DIA da LIBERDADE

Sobre o 25 de Abril

O dia 25 de Abril é uma data muito importante para os portugueses, porque foi nesse dia, no ano 1974, que foi derrubado o regime político que vigorava em Portugal desde 1926.
Esse dia ficou também conhecido como a “Revolução dos Cravos” porque não houve balas, mas sim cravos que foram oferecidos pelo povo aos militares.
A partir desse dia os portugueses ganharam a liberdade e podiam falar à vontade.

Beatriz 3ºC

25 de Abril de 1974

Salazar morrera já há cinco anos. Os portugueses aproveitando uma era de expansão económica que viria a acabar com a subida do preço do petróleo em 1973. Já tinham deixado de comer a meia sardinha e de comprar sapatos a prestações.
Revoltados com esta situação os militares organizaram-se e no dia 25 de Abril defrontaram-se com o governo. Um dos capitães de Abril é o Salgueiro Maio. Este fez com que o chefe do governo, Marcelo Caetano, se rendesse ao general António de Spínola.
Esta revolução fez-se com poucos tiros e poucos mortos. O cravo, o símbolo desta revolução, foi posto nos canos das espingardas tornando-a como a “Revolução dos Cravos”.
Além do cravo vermelho também duas canções adquiriram um simbolismo particular, são elas: “E depois do adeus” e “Grândola Vila Morena”.

Inês 3ºC

Sem comentários: