terça-feira, 27 de outubro de 2009

Construção de frases com novas palavras

Átrio
As gémeas viram um grande átrio. RiS
Eu tenho um átrio na minha escola. IN
Estava a brincar no átrio do Palácio da Pena. JM
O átrio da escola é muito grande. IM

Trejeito
A Teresa fez um trejeito à Luísa. RiS
Eu tenho sempre um trejeito para fazer. JM
A Rita está a fazer um trejeito à Beatriz. IN
O Bruno fez um trejeito (careta). IM

Vacilou
Ele vacilou perante a alcateia. JM
A mãe do Miguel vacilou ao entrar na igreja. IM

Carrancudo
O guarda Raposo é carrancudo. RiS
O senhor Raposo anda sempre carrancudo. JM
Hoje o Diogo está carrancudo. IN
O pai da Bruna está carrancudo. IM

Meada
A minha mãe fez-me uma camisola com uma meada verde. RiS
A minha avó comprou uma meada azul e cor-de-rosa para me fazer uma camisola. JM
Eu usei uma meada para fazer roupa para o bebé Mateus. IN
A minha avó comprou uma meada de lã azul. IM

Iminência
A rocha está na iminência de cair sobe os banhistas. IM

Sem comentários: