sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NEGRA

Negra

Vós chamais-me moreninha
Mas eu morena não sou,
Sou tão negra como a noite
E a estrada por onde vou.

Tenho olhos de azeitona,
Minha pele é de pantera,
Meu corpo tem um traçado
Ágil e negro de fera.

Negra África me corre
Dentro das veias, num rio.
Só o meu sorriso é branco
Como as velas de um navio.

Não me chamem moreninha
Porque eu morena não sou,
Sou negra como o orgulho
De ser aquilo que sou.

Luísa Ducla Soares,
A Cavalo no Tempo, Livraria Civilização



Acho que a mensagem deste texto é que…

...todos devemos ter orgulho em quem somos. AM
...nós devemos ser aquilo que somos. BG
...cada um deve ser como é. BT
...não interessa a cor que se tem. Porque por dentro somos todos iguais. Devemos ter orgulho
em nós próprios. DM
...nós temos de ser quem somos. DC
...ela gosta de ser negra. DG
...temos de gostar do que somos. FS
...não importa a nossa cor. GM
...não importa da cor que somos porque somos todos iguais por dentro. GS
...devemos respeitar a nacionalidade de cada um. HC
...cada pessoa deve ter orgulho em si própria. IA
...nós devemos de gostar de ser como somos. IM
... mesmos que sejamos negros, temos de ter orgulho no que somos. IN
... ela não é morena e é negra. JM
... apesar de nós sermos todos diferentes, devemos ter orgulho em nós próprios. JC
...as pessoas podem ser de outras cores, mas somos todos iguais. LM
...temos de aceitar a maneira como somos. MG
...é negra. RL
...para nós gostarmos daquilo que somos. RaS
...cada um é como é, tem os seus gostos e tem diferentes formas de vida. RiS
...ela gosta de ser como é e que nós também devemos de gostar de ser como somos. SN

Sem comentários: